O Cinema vai à Guerra

O Cinema vai à Guerra

O Cinema vai à Guerra

é o título da conferencia presentada polo profesor Dr. D. Óscar Ferreiro Vázquez (Universidade de Vigo) e impartida polo profesor Dr. D. Karl Schuster Sousa de Leão(Universidade Estadual de Pernambuco, Brasil) o 4 de febreiro de 2016 no Salón de Actos da Factultade de Filoloxía e Tradución da Universidade de Vigo.

Acto académico organizado polo Mestrado en Tradución para a Comunicación Internacional e o programa de doutoramento en Tradución & Paratradución

Bionota do conferenciante

Karl Schuster Sousa de Leão possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco (2005), Mestrado em História Social da Cultura Regional na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2008), Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin e Pós Doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco com estágio internacional na Universidade Nacional de la Plata/Argentina.

Pesquisador do Grupo de Estudos Sociocultural da América Latina onde coordena a linha História do Tempo Presente. Tem experiência na área de Teoria da História e História Contemporânea e Teoria da História com ênfase em História do Tempo Presente, História Política, História da Alemanha (século XX e XXI) e Política Internacional (conflitos).

Organizou juntamente com Francisco Carlos Teixeira da Silva e com Francisco Eduardo Alves de Almeida a obra Atlântico: a história de um oceano (Civilização Brasileira), vencedora do prêmio jabuti (2o lugar em Ciências Humanas 2014). É um dos organizadores das obras O Brasil, Segunda Guerra Mundial, Campos da Política: praticas e discursos, Caminhos da Integração Sul Americana, dentre outras. Participa como historiador convidado do projeto 1914­-1918­ online. International Encyclopedia of the First World War organizado pela Freie Universität e pelo Friedrich­Meinecke­Institut. É filiado a rede International Network for Theory of History com representantes de todos os continentes. Desenvolve pesquisa no campo da teoria da história e da historiografia do tempo presente com ênfase comparativa entre Europa e América do Sul. Também se dedica ao estudo comparado das ditaduras europeias das décadas de ’30 e ’40 e da historiografia alemã contemporânea. É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade de Pernambuco e Adjunto de Teoria e Metodologia da História da Universidade de Pernambuco. Atualmente é bolsista do Instituto Yad Vashem em Jerusalém/Israel onde desenvolve pesquisa sobre a memória do Holocausto e coordena o curso de graduação em História da Universidade Estadual de Pernambuco e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Universidade Nacional de La Plata/Argentina.


Organizado pelos doutores em história Francisco Carlos Teixeira Silva (Universidade Livre de Berlim), Karl Schurster e Igor Lapsky (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com a colaboração de pesquisadores das principais instituições de ensino superior brasileiras, o livro O Cinema vai à Guerra aborda o cinema como fenômeno histórico – com uma história própria e, como ele mesmo, produtor de narrativas históricas, validadas por ampla recepção popular. Segundo os organizadores, não cabe “corrigir” ou “enquadrar” as narrativas fílmicas conforme os cânones, na maioria das vezes bastante aborrecidos, da história acadêmica; trata-se, em verdade, de deixar fluir, conviver, a diversidade de narrativas e extrair de todas, e de cada uma, as representações que fizeram da história. Se diretores, roteiristas, montadores, produtores, diretores de imagem e som, figurinistas e cenógrafos leram a história desta ou daquela forma, e tal leitura foi recepcionada por milhares, por vezes milhões de pessoas, as quais consideraram tal narrativa digna de ser comentada, debatida e muitas vezes passada à frente como história, então tais profissionais produziram, eles mesmos, material para o historiador.

Acceso aos vídeos da conferencia

Vídeo da conferencia

Vídeo da quenda de preguntas

 

NADIE HA COMENTADO AUN.

Escriba un comentario